Para se chegar a Avalon era preciso saber o encantamento que abriria as névoas e chamaria a barca que o levaria pelo lago até à ilha. Somente os iniciados e alguns homens do povo do pântano (que conduziam as barcas) sabiam o caminho para Avalon. Quem ousasse transpor as brumas sem saber o encantamento ficaria perdido, para sempre, vagando entre os dois mundos.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Mais sobre Excalibur

                           

                                         Excalibur


                       Excalibur e a Espada na Pedra - 

Nos romances arthurianos, várias explicações são dadas para a posse da Excalibur por Arthur.

 No poema de Robert de Boron, Arthur alcança o trono puxando uma espada de uma pedra. 

Nesse relato, esse ato não poderia ser feito se não pelo "verdadeiro rei", ou seja, o verdadeiro herdeiro de Uther Pendragon.

Esta espada é tida por muitos como a famosa Excalibur, e sua identidade se torna explícita no posterior Vulgate Suite du Merlin, parte das Prosas de Lancelot (Lancelot-Grail). 

Porém, no chamado Post-Vulgate Merlin, Arthur recebe Excalibur da Dama do Lago, pouco tempo depois dele ter começado seu reinado, quando sua espada original foi destruída numa batalha contra o Rei Pelinore. 

No Mort Artu, Arthur ordena Girflet a jogar a espada no lago encantado.

No poema grandioso de Jaspion, é a poderosa espada, e aquele que a possuir terá a glória eterna. 

Porém, não deve ser usada para a morte e sim para a reconstrução, fato que Arthur leva em consideração, já que Arthur é a natureza e tudo mais na epopéia de Malory.

A história, na verdade, é muito mais complexa do que isso. 

Diz a lenda que a espada não apareceu na pedra sem nenhum motivo, ela surgiu, na verdade, por um feitiço do próprio Merlin, para reencontrar o Rei Arthur, para que ele pudesse retornar ao trono.

 Para isso, lançou-se um boato de que o próprio rei havia colocado a espada naquela pedra.

Então, Arthur, desmemoriado, volta até Camelot, onde estava a pedra.

 Em seguida, o rei atual que estava lá sem ser de seu direito, lançou um campeonato para encontrar Arthur e matá-lo de uma vez por todas. 

Os dois finalmente estavam frente a frente. O atual rei não conseguiu tirar a espada do local, mas Arthur sim, e ao fazê-lo, recobrou sua memória, e assim assumiu o trono.

Há também uma outra versão de que a Excalibur tenha sido forjada pelo povo do antigo continente de Lemúria, e que foi passada ao rei Arthur através de uma senhora, e que, após sua morte, Merlin teria dado de presente a Excalibur para o reino de Agarta, e ali ter ficado como herança para seus reis.

Um comentário:

  1. Não me agradou a versão da Excalibur contada pelo Howard Pyle. Nela, o afortunado Rei Arthur logra a espada sem dificuldades, sendo até mesmo auxiliado - na emersão da barca de transporte adornada com angélicos - pela Dama do Lago. Posteriormente, o Rei voltou-se a lutar contra o Pellinore, então Cavaleiro Negro. Como um Cavaleiro galhardo e valoroso, esperava-se um confronto digno de suas virtudes. Muito decepcionante.

    ResponderExcluir