Para se chegar a Avalon era preciso saber o encantamento que abriria as névoas e chamaria a barca que o levaria pelo lago até à ilha. Somente os iniciados e alguns homens do povo do pântano (que conduziam as barcas) sabiam o caminho para Avalon. Quem ousasse transpor as brumas sem saber o encantamento ficaria perdido, para sempre, vagando entre os dois mundos.

domingo, 28 de novembro de 2010

Triskle


Triskle (triskele, triskelion ou tryfot) é um símbolo celta que representa as tríades da vida em eterno movimento e equilíbrio, como nascimento, vida e morte, corpo, mente e espírito, céu, mar e terra.


 É uma espécie de estrela de três pontas, geralmente curvadas, conferindo à imagem uma graciosa fluidez de movimento. 

Pode ainda ser definida como um conjunto de três espirais concêntricas, sendo um dos elementos mais presentes na arte celta, e tem sua origem atribuída aos povos mesolíticos e neolíticos.


 O triskle é um antigo símbolo indo-europeu, também utilizado por povos germânicos e gregos.

 Os Celtas consideravam o número três sagrado e o triskle, com suas três pontas, tem a ver com o fluxo das estações e, por consequência, representa a própria Deusa Tríplice (Donzela, Mãe e Anciã), bem como as três fases da lua (crescente, cheia e minguante), ou ainda a nossa natureza tríplice (corpo, mente e alma). 


Assim, a presença do triskle em achados arqueológicos em terras celtas, da Irlanda à Europa Oriental, atesta sua ampla adoção pelos Antigos.


 A iconografia continental atribui grande ênfase ao simbolismo da tríade, o conceito da triplicidade, e o conteúdo mítico-literal ausente no continente é amplamente fornecido pela infindável variação desse tema na literatura irlandesa e galesa.


Fonte: O Grande Oráculo

Nenhum comentário:

Postar um comentário